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Carta de Concessão pode ser obtida na Internet

Documento é importante e deve ser guardado pelo segurado

Os segurados do INSS podem retirar a Carta de Concessão no Meu INSS (meu.inss.gov.br). Esse documento informa o resultado da solicitação de um benefício, como aposentadorias, pensões, auxílios ou benefício assistencial – ou seja, se ele foi concedido ou indeferido. No caso da concessão do benefício, a carta explica a fórmula de cálculo para apuração da renda mensal inicial e traz informações sobre o banco responsável pelo pagamento.

A Carta de Concessão apresenta também a Memória de Cálculo dos valores, assim como traz a certidão utilizada para recebimento de PIS/PASEP/FGTS (essa certidão só é disponibilizada para benefícios como aposentadorias, pensões e Benefício de Prestação Continuada/BPC-Loas). Por esse motivo, esse documento é importante e deve ser guardado com cuidado pelo segurado.

A carta é enviada para o endereço cadastrado nos sistemas do INSS. Ela está disponível na Internet e pode ser consultada através do telefone 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h.

Modernização – O INSS está modernizando a prestação dos serviços para melhorar o atendimento aos cidadãos. Desenvolvido pela Dataprev, o Meu INSS pode ser acessado pelo computador ou smartphone.

Para fazer o cadastro no Meu INSS, é bom ter em mãos documentos e Carteira de Trabalho, pois algumas perguntas são realizadas para conferir a identidade do usuário, tais como datas de recebimento de benefícios ou de realização de contribuições, nomes de empresas onde trabalhou e valores recebidos.

Se errar mais de uma pergunta, o segurado pode aguardar 24 horas para tentar novamente ou ligar para a Central 135 e, em último caso, ir à agência do INSS. A senha do Meu INSS é pessoal e intransferível.